Tertúlias Literárias Dialógicas - ens. secundário

Designação da atividadeTertúlias Literárias Dialógicas - ens. secundário
EscolaEscola Básica 2 3 e Secundária D.MariaII
TipologiaOutras
Data de início11-09-2025
Data de término23-01-2026
Outras EstruturasBiblioteca Escolar
DinamizadoresIsabel Silva (PB) e Paula Benvindo (Geog.)
Público-Alvo12º B
Breve DescriçãoTertúlia com base na leitura do livro «Fahrenheit 451» de Ray Bradbury; os alunos leem progressivamente o livro, e cada excerto é comentado nas sessões.
As Tertúlias são uma atividade de leitura dialógica baseada em dois princípios: usar textos da literatura clássica universal e compartilhar significados, interpretações e reflexões com base nos princípios da abordagem de aprendizagem dialógica.
Após as tertúlias, a obra poderá servir de base a outras atividades (em História, Geografia, Português...)
Articulação com o Projeto EducativoOE 1 - Promover a qualidade do sucesso escolar
OE 3 - Fomentar os valores da cidadania, inclusão e paz
OE 4 - Promover a(s) literacia(s)
ObjetivosObjetivos: estimular a expressão oral, o espírito crítico, melhorar a compreensão leitora, as competências cognitivas associadas à leitura (vocabulário, ortografia, factos históricos, cultura geral), incentivar o respeito pela vez de falar e pelas opiniões dos outros; fomentar o diálogo, a tolerância, os valores da paz, da cidadania, da democracia.