Tertúlias Literárias Dialógicas - ens. secundário
| Designação da atividade | Tertúlias Literárias Dialógicas - ens. secundário |
|---|---|
| Escola | Escola Básica 2 3 e Secundária D.MariaII |
| Tipologia | Outras |
| Data de início | 11-09-2025 |
| Data de término | 23-01-2026 |
| Outras Estruturas | Biblioteca Escolar |
| Dinamizadores | Isabel Silva (PB) e Paula Benvindo (Geog.) |
| Público-Alvo | 12º B |
| Breve Descrição | Tertúlia com base na leitura do livro «Fahrenheit 451» de Ray Bradbury; os alunos leem progressivamente o livro, e cada excerto é comentado nas sessões. As Tertúlias são uma atividade de leitura dialógica baseada em dois princípios: usar textos da literatura clássica universal e compartilhar significados, interpretações e reflexões com base nos princípios da abordagem de aprendizagem dialógica. Após as tertúlias, a obra poderá servir de base a outras atividades (em História, Geografia, Português...) |
| Articulação com o Projeto Educativo | OE 1 - Promover a qualidade do sucesso escolar OE 3 - Fomentar os valores da cidadania, inclusão e paz OE 4 - Promover a(s) literacia(s) |
| Objetivos | Objetivos: estimular a expressão oral, o espírito crítico, melhorar a compreensão leitora, as competências cognitivas associadas à leitura (vocabulário, ortografia, factos históricos, cultura geral), incentivar o respeito pela vez de falar e pelas opiniões dos outros; fomentar o diálogo, a tolerância, os valores da paz, da cidadania, da democracia. |